A influência negativa da internet nos estudos acadêmicos

É do saber de todos nós que tudo que tem vantagem, certamente tem sua desvantagem, e hoje o tema fala sobre uma das desvantagens da internet nos estudos acadêmicos.

antes porem para termos base quanto ao tema, vamos falar um pouco sobre as vantagens da internet nos estudos.

A internet nos estudos acadêmicos serve como um material de apoio nas pesquisas cientificas e a busca de informações auxiliares para os nossos conhecimentos e aprofundamento nos estudos acadêmicos.

Bom, pelo resumo feito podemos entender a vantagem da internet nos estudos, e então vamos agora aprofundar nas Desvantagens.

Começo por falar que o uso da internet pelos estudantes desvantageia-se pelo facto de reduzir o instinto de busca de conhecimento de forma tradicional (Pesquisa fora da internet). Por exemplo; um trabalho de pesquisa sobre um tema social (história de uma determinada  zona) ao invés de procurar informações mais aprofundadas pessoalmente, recorre-se  a internet, procurando assim um conteúdo já elaborado e que provavelmente pode estar errado ou um pouco fora do tema que venhamos a investigar.

 Lembrando que todo conteúdo que encontramos, vimos na internet não é obra de um Sábio e sim de um cidadão, instituição ou um grupo de pessoas igual a qualquer um de nós que venha a se dedicar a escrever um artigo sobre determinado tema e publicar em seu site, blog, perfil de rede social ou qualquer ferramenta de internet que permita a interligação de mais de uma pessoa.

Espero vosso Feed-Back  sobre este tema, que com certeza é importante de se ter em conta..

5 opiniões sobre “A influência negativa da internet nos estudos acadêmicos

  1. Realmente muitos estudantes recorrem ao famoso
    (CTRL-C, CTRL-V), mas também não acho justo declinar de pesquisas na web, pois o que está em conta nesta visão é a absorção do conteúdo em si, então a absorção de algo terás sempre de provim de uma fonte sendo ela livros, internet ou contada por alguém boca a boca.

    Uma das soluções é o próprio estudante se policiar e tentar ler e entender antes de copiar e colar, o que eu acho que muitos não o farão, sendo assim o professor não podendo exigir conteúdos de fontes escolhidas por eles, pois isso também é errado! Tens que fazer sempre uma redação alguns dias depois da entrega do trabalho abordando o mesmo assunto. Isso acabaria identificando quem leu e entendeu dos que apenas copiaram e coloram.

    Mas estás correto você em postar este conteúdo, foi uma critica tendo apontado lados positivos e negativos. Gostei!

    1. Eu não digo propriamente que é um erro, mas torna-se um erro apartir do momento que passamos a depender somente da internet, que muitos fazem o famoso Copy & Past (copiar e colar) o mesmo que disseste CTRL+C, CTRL+V

  2. Problema é simples,,,a nossa sociedade não esta composta de substitutos para net….imaginemos q nos mandam fazer um trabalho sem ter q recorrer a net,,,,cita 3 ou 5 alternativas,,,

    1. Não sei me pudeste perceber, eu não digo que isso é errado, porque até mesmo eu faço pesquisas na net. Eu apenas quero abrir um pouco os pouco os olhos daqueles que estão-se a tornar dependentes somente da internet.. Já citando dois exemplos: se te pedir que faça um trabalho sobre o museu de história natural, pesquisavas a net ou ias ao museu para melhor informação??

Quer deixar o seu feedback sobre o artigo? Esteja a vontade